segunda-feira, 22 de novembro de 2021

NATURISMO UMA FILOSOFIA DE VIDA

 

Um dilema à relatar uma única vez na vida! Devo tirar a roupa?



“Ela demorou muito para ser convencida porque se preocupava em mostrar seu corpo, que é um corpo envelhecido”, lembrou Utecht. “Mas ela nunca esteve sozinha desde então.”O Times Insider explica quem somos e o que fazemos, e oferece uma visão dos bastidores sobre como nosso jornalismo funciona.

BERLIM – O que você veste como repórter é importante. Você quer se misturar. Você não quer que suas roupas atrapalhem suas reportagens. Ao entrevistar o primeiro-ministro, você pode usar terno. Quando você entrevista jovens rebeldes, você definitivamente não o faz.

Mas o que você veste – ou não veste – quando está relatando uma história sobre nudistas ?

Eu ainda estava pensando sobre essa questão quando cheguei para minha primeira reportagem em um acampamento de nudismo ao sul de Berlim. Para meu grande alívio, o cara que me acompanhou, um diplomata aposentado da ex-Alemanha Oriental comunista, estava totalmente vestido. Mais tarde, ele admitiu que, após alguma deliberação, decidiu colocar roupas porque eu era um repórter de uma publicação dos Estados Unidos. “Sei que os americanos são um pouco pudicos”, disse ele com simpatia.

As coisas ficaram estranhas por um momento quando meu guia me apresentou a um companheiro nudista, que estava varrendo para fora de sua cabana nu e prontamente nos ofereceu uma xícara de café instantâneo. Eu nunca tinha apertado a mão, muito menos tomado uma xícara de café, com um estranho nu antes. Quando o entrevistei, mantive meus olhos firmemente fixos em seu rosto.

Meu dilema então veio à tona em Prerow, na costa do Báltico, a praia de nudismo mais famosa da Alemanha.

Depois de entrevistar alguns nadadores nus enquanto eu ainda estava totalmente vestido, avistei uma grande família – avós, pais e filhos – correndo juntos para a água. Eles eram perfeitos. Três gerações. Nua no mar.

Eu realmente queria aquela fotografia.

Mas foi assustador gritar com eles da costa, totalmente vestidos: “Com licença, um, podemos tirar uma foto de seus filhos nus?”

Só havia uma maneira de fazer isso.

Despi-me, mergulhei, nadei até a família e expliquei-lhes o que estávamos fazendo.

Eles estariam abertos para serem fotografados?

“Sem problemas”, disse Astrid Lorenz, 39, que vem a esta praia todos os anos com seus dois filhos e seus pais, que estão na casa dos 80 anos. E então ela me perguntou: “Você é regular aqui também?”

Eu tinha feito isso. Eu estava me misturando.

A partir daquele momento, encontrei um novo nível de abertura nas pessoas que entrevistei. O nudismo, descobri, não era apenas uma escolha peculiar de estilo de vida.

 Para muitas pessoas do antigo Oriente comunista, é uma das tradições apreciadas que se desvaneceram um pouco desde a queda do Muro de Berlim. O nudismo foi uma mini-rebelião contra a ditadura comunista e também representou o igualitarismo que agora deixa alguns orientais nostálgicos.

“Não havia o ciúme social que existe hoje, porque ninguém era rico e enfermeiras e engenheiros recebiam o mesmo”, disse Thomas Bandelow, um professor de 40 anos que nadava mais longe na praia. “Em uma economia de escassez, todos são iguais.

Em outras palavras, todos tinham que fazer fila para as bananas quando elas estivessem disponíveis na Alemanha Oriental. Mas todos podiam pagar por eles.

A nudez também é um nivelador. E também foi mudado pela reunificação.

Em sua infância, lembra Lorenz, todos em Prerow estavam nus. Agora, está dividido igualmente entre os que estão “na indústria têxtil”, para usar o jargão nudista, e os que estão na moda.

Gert Ramthun, um boxeador aposentado de 80 anos, concordou: “Os ocidentais são apenas mais tensos”.

Eu cresci na Alemanha Ocidental. Lembro-me até das manchetes sobre as “guerras de calcinhas” nos anos após a queda do Muro de Berlim: Quando os alemães ocidentais começaram a migrar para o leste, nas praias do Mar Báltico, onde o nudismo era a norma, vários incidentes tensos aparentemente ocorreram.

Jornais ocidentais relataram sobre “o terror absoluto contra troncos e biquínis”, explicando como ocidentais em roupas que ousaram invadir o território nudista foram “despojados à força” e tiveram suas câmeras tiradas.

Nós rimos na hora. Mas depois de meus encontros com mais de uma dúzia de nudistas, fico um pouco mais cético em relação a esses relatos. A maioria dos nudistas que conheci ama o senso de comunidade e igualdade que a nudez coletiva parece criar.

Uma história em particular me impressionou: Christian Utecht, o presidente da Associação de Cultura do Corpo Livre para Berlim e Brandenburg, me disse que quando seu sogro morreu e sua sogra caiu em depressão profunda, o Sr. Utecht a convenceu a ir para seu acampamento de nudismo.

Flavia  e  Gabriel

F I M 



Nenhum comentário:

Postar um comentário