quinta-feira, 30 de março de 2017

Meco: A praia da liberdade


Nos anos 70 não havia luz, água ou estradas. Depois tornou-se o fetiche da elite lisboeta, que procurava alguns metros de areal para se despir. A praia de nudismo mais famosa do país chegou a ser ameaçada por um empreendimento de luxo. O salvador? José Sócrates.

M4
Recebeu os primeiros naturistas quando a prática ainda era considerada crime de atentado ao pudor.

 Situado a meia-hora de Lisboa, o Meco permaneceu praticamente desconhecido até os anos 70.

Os primeiros a chegarem foram estrangeiros que andavam nus pelo areal, para espanto dos pescadores e locais que se dedicavam a colheita de algas milagrosas.

Poucos poderiam prever que 15 anos depois, a praia se tornaria destino preferido entre políticos, artistas, gente da televisão e da alta finança, com uma forte presença novos  casais.

Quase todos procuravam o mesmo:

 as praias de areal a perder de vista, o espírito hippie e, sobretudo, a discrição do lugar.

Mais desenvolvida, a Praia do Meco conserva hoje algum do espírito selvagem dos primeiros anos.

E guarda histórias que poucos conhecem: como a do alemão que quis lançar um empreendimento de luxo e foi derrotado por José Sócrates; o carregamento de haxixe que deu à praia e se tornou um segredo coletivo guardado pelos locais; ou as festas privadas na casa da mãe do apresentador João Mancarra, Célia Bastos, que recordou  os anos loucos da Praia do Meco.

Hoje um bar e um restaurante saúdam logo à entrada os banhistas, que dispõem de vários parques de estacionamento para as viaturas.

Junto à principal entrada corre um riacho que atravessa as dunas.

O areal está protegido por falésias e por pinhal e é interrompido apenas por um rochedo, a sul, já afastado da zona de rebentação. O mar pode ser bastante picado.

Em 15 de dezembro de 2013 houve uma tragédia amplamente noticiada pela mídia portuguesa e ficou conhecida com o nome de “Tragédia do Meco”, na qual perderam a vida a 6 jovens estudantes, arrastados por uma onda à noite, quando estavam na praia.

A praia do Meco é considerada a “meca” do naturismo português e a mais conhecida internacionalmente.

F I M

Nenhum comentário:

Postar um comentário